Traição é um tema espinhoso e muitas vezes dolorido. É difícil encontrar alguém que nunca tenha sido traído. Mas, afinal, o que é traição? Quando falamos em infidelidade a maioria das pessoas imagina um relacionamento com conotação sexual. No entanto, muitos casos de infidelidade começam muito antes da relação sexual em si, com uma “amizade especial”. Que, justamente por não ter beijos, carícias e encontros sexuais, os envolvidos nem se dão conta de que estão traindo os seus parceiros.
É claro que pessoas comprometidas não estão proibidas de terem amigos e conviver com outras pessoas. Mas amigos não têm atração um pelo outro, não compartilham coisas em segredo, não se encontram às escondidas, não precisam omitir ou esconder as conversas que possuem nas redes sociais. Se você mantêm uma amizade em segredo, ainda que não tenha tido relação sexual, não deixa de ser traição. E isso tem um nome: infidelidade emocional.
Quais são os limites que separam uma amizade da infidelidade? Como avaliar se a amizade é só amizade? Para início de conversa: você apresentou o novo amigo ao parceiro? Ou faz questão de inventar pretextos para encontra-lo a sois? Das vezes que se encontram comenta com o parceiro? Ou faz questão de omitir os encontros?
Se você depende emocionalmente desta terceira pessoa, revela coisas íntimas do seu relacionamento, apaga as mensagens, inventa desculpas para encontrá-la e conversa sobre assuntos que o companheiro não pode saber, provavelmente você está traindo mesmo que não tenha se dado conta disso.
A infidelidade, seja ela física ou emocional, traz sequelas ao relacionamento amoroso, pois a aproximação emocional com outra pessoa direciona a atenção para além do relacionamento do casal. Uma amizade não significa infidelidade, mas uma necessidade de aproximação, atração e desejo de contar coisas para o amigo e não para o companheiro, é traição sim.
Amizades não trazem culpa, não são misteriosas, não precisam são escondidas. Se você precisa esconder o seu amigo do companheiro e ficar justificando a todo momento “somos apenas amigos”, há algo errado. Seja um contato virtual ou um almoço aparentemente inocente, se não pode ser compartilhado com o seu companheiro, não é só uma amizade.
Em um relacionamento saudável as pessoas não sentem obrigação de prestar contas todos os dias, não há a obrigatoriedade de relatar cada passo, cada mensagem e cada telefonema, mas também não há necessidade de esconder ou omitir a existência de conversas e pessoas específicas.
É muito comum acreditar que só há traição quando existe sexo, mas se distanciar do parceiro, priorizar uma pessoa fora da relação, querer contar as boas novas para outra pessoa e se sentir mais à vontade com ela é envolvimento emocional. Tão ou ainda mais grave do que uma relação sexual.
Cuide bem da sua relação amorosa.
[…] publicada no Amor Crônico no dia 01 de outubro de […]
Nem sempre é assim – com coisas às escondidas – que a infidelidade emocional acontece. Em alguns casos, a esposa ou esposo sabe da amizade, é tudo às claras, mas percebe que seu cônjuge está desconectado emocionalmente dele ou dela e mais conectado ao amigo ou amiga, se preocupa com o amigo, compra presentes, tem conversas animadas e alegres, enquanto que com o cônjuge as conversas são pesadas, mal humoradas ou monossilábicas. Quando o cônjuge fica deposto no lado cinzento e negativo da vida a dois (das obrigações, dos deveres, das contas a pagar) e com o amigo ou amiga tudo é colorido, as conversas são animadas, alegres, há aí tb uma traição emocional.
Acho mais comum as pessoas terem amigos e esconderem isso. Mas relações são múltiplas e complexas, tudo pode acontecer. Realmente nem toda infidelidade emocional é com desconhecidos. Já vi casal se separar por causa de um dos cônjuges se apaixonar por alguém íntimo do casal.
Fique espertos (a) pois você pode está sendo traído e não sabe, eu mesmo foi traída e só conseguir descobrir a traição com um programa Espião, recomendo a vcs: https://www.syncsoft.com.br/
Leva chifre meus amigos não é fácil por isso sempre me previno usando um Programa espião de celular, assim tenho acesso a tudo o que ele faz sem ele saber. kkk o que eu uso é o Spymaster da Syncsoft, recomendo https://www.syncsoft.com.br/
Eu estava grávida, mas desconfiava que ele estava me traindo, foi quando uma amiga me indicou o programa espião, e consegui rastear o celular dele, e ver onde ele estava todo momento e tudo que ele fazia no celular, foi o https://www.syncsoft.com.br/ quem tiver desconfiança e quiser tirar sua dúvidas, basta procurar ele, vai adorar. Recomendo a todos!
Gente se previna de uma traição, com o programa espião é possível, recomendo! https://www.syncsoft.com.br/